sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CHAKRAS


CHAKRA, é uma palavra sânscrita que denomina um conjunto de centros de energia circulares em todo o corpo: - na cabeça, no tronco e nos membros. Existem centros de energia, até na palma das mãos, na sola dos pés, mas vou falar dos sete chakras principais na linha mediana do corpo. O sistema de chakras, do segundo ao sétimo, está completamente relacionado com o sistema endócrino, ou seja, cada chakra está associado a uma ou mais glândulas específicas. E o primeiro e o oitavo chakra atuam como reguladores físico e espiritual, respectivamente, do sistema endócrino.
Os sete chakras centrais têm nomes diferentes, cada um com sua nota musical, cor, forma, etc .
Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Daí, a relação entre as doenças e as crises emocionais. É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas, depressão, raiva, solidão, em doenças físicas, como cânceres e outras mais graves. Nosso corpo físico tem pontos, que quando ativados, fazem fluir a energia vital, nos trazendo alegria e, principalmente, saúde. É através dos nadis (meridianos) - caminhos invisíveis dentro do nosso organismo - que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chacras, em pontos que concentram vibrações mais específicas.
Primeiro Chakra Básico ou Kundalini. É o chakra da dimensão física do homem e rege a coluna vertebral. Ele contém o "fogo serpentino" que deve ser trabalhado com o auxílio de um terapeuta. Corresponde à energia física e vitalidade. Rege o sistema locomotor, as glândulas endócrinas, rins, coluna espinal, cólon, pernas e ossos.
Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender : assuntos relacionados ao mundo material, sucesso. O corpo físico, o domínio do corpo. Base (fundação), individualidade, estabilidade, segurança, imobilidade, tranquilidade, saúde, coragem, paciência.
Pode também manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver com baixa vibração, as seguintes características: egocentrismo, insegurança, violência, ganância, fúria; demasiada preocupação com a própria sobrevivência; tensão na coluna e prisão de ventre.
Segundo Chakra, Umbigo, o chakra da polaridade governa as ações relacionadas ao sexo. Comanda a região da bexiga, rins e aparelho reprodutor. Rege o sistema reprodutor. Corresponde à criatividade e expressão sexual.
Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender : dar e receber, emoções, desejos, prazer, amor sexual / passional, movimento, assimilação de novas idéias, saúde, família, tolerância, abandono (entrega), trabalhar harmoniosa e criativamente com os outros.
Pode ainda manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver com baixa vibração, as seguintes características: exagerada indulgência com a comida ou sexo, dificuldades sexuais, confusão, ausência de objetivos, ciúme, inveja, desejo de possuir, impotência, problemas uterinos e/ou de bexiga.
Terceiro Chakra, Plexo Solar, Chakra que armazena as energias místicas e, é usado pelos médiuns nos processos de materialização e produção de ectoplasma. Comanda o estômago, aparelho digestivo e sistema nervoso. Corresponde ao poder pessoal e satisfação. Localiza-se em cima da boca do estômago (acima do umbigo e abaixo do osso esterno – peito).
Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender : vontade, poder pessoal, autoridade, energia, controle do desejo, auto-controle, brilho (esplendor), calor humano, despertar, transformação, humor, riso, imortalidade.
Pode também manifestar como qualidades negativas: tomar mais do que se pode assimilar ou usar, demasiado ênfase no poder e/ou identificação, fúria, medo, ódio, problemas digestivos.
Quarto Chakra, Cardíaco, No coração mora o amor incondicional. A doação sem troca. É o leito da compaixão, da amizade, da fraternidade. Neste chakra repousa o pulsar da alma. Conduz ao recolhimento e à gratidão a Deus. É o fiel da balança; o equilíbrio da vida, tal como a cor verde, que ocupa o centro do espectro solar visível.
Rege o coração e sistema circulatório, corresponde à compaixão e humanitarismo.
Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender : divino / incondicional amor. Perdão, compaixão, compreensão, equilíbrio, consciência de grupo, união com a vida. Aceitação, paz, abertura, harmonia, contentamento.
Pode manifestar, se a pessoa estiver funcionando com baixa vibração, como qualidades negativas, as seguintes características: repressão do amor, instabilidade emocional, desequilíbrio, problemas de coração e circulação.
Quinto Chakra, Laríngeo, Domina a região da garganta e comanda a fala. Atua sobre o aparelho respiratório (pulmões, brônquios e alvéolos pulmonares; cordas vocais e esôfago).
É o mestre da comunicação, da palavra e do julgamento. Corresponde à comunicação/auto-expressão.
Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender : poder da palavra falada, verdadeira comunicação, expressão criativa no discurso, na escrita, nas artes. Integração, paz, verdade, conhecimento, sabedoria, lealdade, honestidade, confiança, amabilidade, gentileza.
Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando com baixa vibração, as seguintes características: problemas na comunicação e/ou discurso, excesso de uso insensato do conhecimento, ignorância, falta de discernimento, depressão e problemas da tiróide.
Sexto Chakra, Teceiro olho. É o chakra do terceiro olho, da visão interna ou espiritual. Sua glândula associada é a hipófise e com os órgãos de visão e de crescimento. Sua cor é o índigo, e este chakra também está relacionado com a mente inconsciente.
Este chakra indica como qualidades positivas e lições a aprender: realização da alma, intuição, "insight", imaginação; clarividência, concentração, paz de espírito; sabedoria, devoção, percepção para além da dualidade.
Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: falta de concentração, medo, cinismo, tensão, dor de cabeça, problemas nos olhos, pesadelos e demasiado deslocamento deste mundo.
Sétimo Chakra, Chakra da Coroa. O chakra do topo da cabeça está relacionado com a mente super consciente, com o Eu Superior e/ou com Deus. É o portão de entrada das energias superiores. Sua cor é a luz branca, violeta, prata e dourada. Está relacionado com a glândula pineal e com o cérebro.
Indica como qualidades positivas e lições a aprender: unificação do Eu Superior com a personalidade humana, união com o infinito, vontade espiritual, inspiração, unidade, sabedoria e compreensão divina. E ainda, idealismo, serviço voluntário (desinteressado), percepção além espaço e tempo e conformidade de consciência.
Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: falta de inspiração, confusão, depressão, alienação, hesitação em servir, senilidade.


É através destes centros de energia que os seres humanos recebem e transmitem. Os chakras alimentam o corpo físico e todos os corpos subtis, alimentam-se de tudo o que, no universo, é energia.
Todos os nossos estados de consciência são condicionados pelo estado energético dos nossos chakras.


Espero ter esclarecido....
NAMASTÊ
FERNANDA































2 comentários:

  1. Oieeee!! Demorei mas apareci.
    Esse tema dos chacras eu adorooooo e tive a felicidade de trabalhar um pouco com isso. Interessantíssimoo o texto, muitas informações que eu não conhecia.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo conteudo de nivel superior. Voce sempre será feliz porque simplesmente ajuda aos outros com a sua sabedoria e amor

    humberto

    ResponderExcluir